quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Você conhece o Núcleo de Comunicação da AlmA?


O Núcleo de Comunicação Popular e Comunitária existe desde 2005 como um dos principais eixos de atuação da AlmA Brasil.
Seu objetivo principal é a utilização da comunicação como ferramenta de expressão cultural e novas formas de organização e interação social, buscando viabilizar a fruição de processos e produção de conteúdos que normalmente não atendem aos critérios dos meios de comunicação tradicionais.
Ao estimular, agregar e promover ações e pesquisas dentro de um campo que valoriza os processos de produção compartilhada e a construção de circuitos alternativos, O Núcleo de Comunicação acredita contribuir para a democratização dos meios e conteúdos comunicativos e para a valorização da cultura popular.

Principais iniciativas e projetos


Ilda Brandulize
 Nos olhos de quem vê (2009)
Roda Memória: voltado à valorização da memória e das histórias de vida na construção da história e da memória social, realiza oficinas de produção audiovisual com jovens e a circulação dos vídeos produzidos em sessões pela cidade. Em 2011, está produzindo seu primeiro longa-metragem, que tem como tema as personalidades singulares de Londrina.
Alunos do União da Vitória durante oficina do Roda Memória (2009)

Tela da Vila/Ahoramágica: cineclube da Vila Cultural, que desde 2008 realiza exibições semanais gratuitas e abertas ao público, com uma programação voltada à cinematografia nacional e à circulação da produção audiovisual alternativa e independente. A partir deste ano, conta com a parceria do cineclube Ahoramágica, que vem realizando a curadoria e exibições todo domingo, a partir das 17h30, na sede da AlmA, além de sessões itinerantes em parceria com entidades e organizações locais.    

Cartaz do ciclo Zé do Caixão (out/2010)
Arte visual: Daniele Stegmann



     
Mutirão de produção radiofônica
V Arraial de S. João (2011)
Rádio Poste/Rádio Web: a iniciativa envolve realização de oficinas, programas, peças radiofônicas e sua circulação através de um sistema de alto-falantes (itinerante e fixo), que permite intervenções públicas e a abertura de espaços de expressão cultural. Em 2012, o objetivo é implantar uma Rádio Web colaborativa como forma de ampliar a difusão de programas variados.  
Sara entrevista integrante do grupo Evelina Grandis
V Arraial de S. João (2011)

Destaques e premiações:
« Prêmio Pontos de Mídia Livre (Secretaria de Cidadania Cultural/Ministério da Cultura/2010): contemplado na categoria regional pela iniciativa Núcleo de Comunicação Popular e Comunitária da AlmA
« Prêmio Griô na Escola e na TV (Ação Griô Nacional/2011): produção do curta-metragem Tudo o que você gostaria de saber sobre macumba e nunca teve coragem de perguntar, veiculado na TV Brasil.
« Programa Ponto Brasil (TV Brasil/2009) – produção dos curtas-metragens O Inferno São os Outros e Por água abaixo, exibidos no canal em rede nacional.
« Cine Mais Cultura (Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura/2009): cineclube Tela da Vila/Ahoramágica.


Ações futuras

- Reforma do Estúdio do Núcleo de Comunicação (dez/2011 a fev/2012): Realização do isolamento e tratamento acústico do estúdio (mezanino) e também do salão interno da AlmA, incluindo tratamento com fibra de celulose, além da aquisição de novos equipamentos de produção radiofônica e audiovisual.    

- Rádio Web (mar/2012 a dez/2012): implantação de uma rádio pela internet, em que serão veiculados programas produzidos por colaboradores do Núcleo e também produções resultantes das oficinas de rádio, que acontecerão uma vez por semana na AlmA. 

- Roda Memória: realização de oficinas de produção audiovisual gratuitas, para produção de documentário sobre os mestres da cultura popular de Londrina. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário