quinta-feira, 28 de abril de 2011

“Tudo que você gostaria de saber sobre macumba e nunca teve coragem de perguntar”
Curta-metragem produzido pelo Núcleo de Comunicação da AlmA através do “Prêmio Griô na Escola e na TV”  é lançado no Rio Janeiro

            Foi lançado, no último dia 15 de abril, no Palácio Capanema, no Rio de Janeiro, o curta-metragem “Tudo que você gostaria de saber sobre macumba e nunca teve coragem de perguntar”, uma realização do Núcleo de Comunicação Popular e Comunitária da AlmA (Associação Intercultural de Projetos Sociais), viabilizada pelo Prêmio Griô na Escola e na TV – iniciativa da Associação Grãos de Luz e Griô (BA), que contou com recursos da Lei do Mecenato/Votorantim.

            O vídeo foi produzido no final do ano passado e conta com a participação de integrantes da Rede Griô Nacional da cidade, além de crianças da Escola Municipal Reverendo Odilon Gonçalves (Jd. Do Sol), onde desde de 2009 vêm ocorrendo atividades voltadas à valorização da ancestralidade e identidade brasileira através da interação entre os alunos e os mestres e aprendizes da tradição oral local.

Gravado em Londrina e finalizado em Lençóis (BA), o curta mostra questões formuladas pelos alunos sobre os tabus em torno da “macumba” – perguntas que são respondidas pela mãe-de-santo e mestre griô Vilma Santos de Oliveira, a Yá Mukumby, responsável pelo terreiro de candomblé Ilê Axé Ogum Mege. Buscando desconstruir alguns mitos em torno do candomblé, o vídeo mostra cenas do cotidiano da Mãe Mukumby que, com sabedoria e precisão, consegue explicar o verdadeiro significado dos símbolos e rituais dessa religião afro-brasileira.

De acordo com Marina Casagrande, videasta responsável pela produção, que participou da cerimônia de lançamento em terras cariocas, o curta não poderia ter sido melhor recebido pelo público presente: “As palavras que descrevem a estréia do são diversão e emoção. Do início ao fim do vídeo, muitas risadas. Ao fim, palmas e a platéia em pé, perguntando quem era a mestre griô que falava tão bem e com tanta simplicidade sobre o candomblé”.

Ao todo, o Prêmio Griô na Escola e na TV selecionou oito iniciativas de todo o Brasil, que produziram, cada uma, um curta-metragem de até 3 minutos de duração. O próximo passo será a exibição em rede nacional dos curtas na TV Brasil, ainda sem data de estréia. Por enquanto, o vídeo pode ser assistido no YouTube, no link: http://www.youtube.com/watch?v=sljdAQrtw7g

Equipe de Produção

Encontro Griô com alunos

Mestre Griô Yá Mukumby



Mais informações:


Juliana Franco - MTB 50.789
Núcleo de Comunicação Popular e Comunitária da AlmA
O cineclube Ahoramágica e a Vila Cultural AlmA Brasil apresentam...TELA DA VILA: ciclo singularidades históricas
"[...] esta coisa era uma luz dentro dela, e essa chamariam de alegria, alegria mansa."

DOMINGO. DIA 01 DE MAIO DE 2011
ÀS 17 HORAS...
O carroceiro (1966) de Ousmane Sémbene

+

filmes e vídeos sobre o 
Profeta Gentileza:
"Gentileza" de Dado Amaral e Vinícius Reis
"Porr gentileza" de Dado Amaral & reportagens.



LOCAL: Vila Cultural AlmA Brasil (rua Mar del Plata, 93 - Vila Rodrigues - Londrina)
Ônibus 200.

Entrada gratuita.






___________________________

Realização

CINECLUBE AHORAMÁGICA

Apoio



 

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Balaio de Canto - Coral da Cultura Popular Brasileira


O Balaio de Canto - Coral da Cultura Popular Brasileira acredita que o trabalho com cultura popular visa à valorização e o reconhecimento de práticas tradicionais, o fortalecimento da nossa identidade cultural, o bem estar e a qualidade de vida. Nossas manifestações culturais traduzem a forma de viver do povo e a imensa riqueza cultural que existe aqui no Brasil. É na dança, na música e nas festas populares que expressamos de forma inegável o caráter multifacetado e único de nosso país. 

Vivências das Brincadeiras, Cantigas e Danças Populares com o Mestre Tião Carvalho”


O presente projeto tem como um de seus objetivos proporcionar encontros com o mestre da cultura popular Tião Carvalho que, desde 2001, desenvolve em Londrina o resgate e a manutenção das brincadeiras, cantigas e danças populares brasileiras.

As Brincadeiras fazem parte da educação do ser humano e é a primeira e mais efetiva experiência em nosso aprendizado, sendo considerado um instrumento para o viver e conviver.
As Cantigas, que ao longo da história transmitem lendas e cultura, através da oralidade, consolidam o vínculo afetivo e emocional entre pessoas de diferentes idades.
As Danças cumprem um importante papel de organização, espaço, manutenção e recriação de tradições herdadas, constituindo através da livre expressão, a identidade de um povo.

Encarando todo e qualquer indivíduo como agente do seu mundo, que constrói a si próprio, pensando e planejando suas ações, vemos que a brincadeira tem um papel relevante nesse processo.
Brincando, cantando e dançando, os participantes desenvolverão habilidades como coordenação motora, lateralidade, autonomia, imaginação, criatividade, entre tantas outras, apropriando-se e utilizando-se da transmissão da cultura popular que se dá através da oralidade e troca entre gerações.


“Brincando a gente se entende!”


"Andarilho", de Cao Guimarães, no Tela da Vila/Ahoramagica


Neste Domingo, dia 24 de abril,
Às 17:00hs (cinco horas da tarde),
Ahoramágica e Tela da Vila apresentam:

Andarilho (2007) de Cao Guimarães


"Um mundo estranho e encantado,
Fecundo de misérias e prenhe de sonhos,
Pés que seguem sem temer o sombrio,
Pele que sabe que as belezas são tantas e mais,
E um coração vagabundo
Que quer guardar mundo dentro de si"

Lá, na Vila Cultural Alma Brasil,
Rua Mar Del Plata, 93,
Linha de ônibus: 200

Entrada:
- É de grátis!

MaIs...aceitamos convites mágicos...



 
Ahoramágica


    
   

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Tela da Vila e cineclube Ahoramágica retornam com ciclo “Singularidades Históricas”



Cena de "O Fabuloso destino de Amelie Poulain", filme que abre o ciclo "Singularidades Históricas"


   
   
        Próximo domingo, dia 17 de abril, o “Tela da Vila”, em parceria com o cineclube Ahoramágica, retoma suas atividades com o ciclo de exibições “Singularidades Históricas”. As sessões acontecem todo domingo, a partir das 17h, na Vila Cultural AlmA Brasil, com entrada gratuita.
         O tema “Singularidades Históricas” foi escolhido para abrir a programação do ano em razão das oficinas gratuitas de produção cinematográfica, que serão oferecidas na Vila Cultural AlmA Brasil a partir do dia 18 de abril, e resultarão na produção de um documentário com as personalidades singulares de Londrina – pessoas que caminham em contraponto às tendências hegemônicas, que são incalculáveis e imprevisíveis em suas peregrinações e sacodem o nosso chão com encantamento e estranheza, com novas possibilidades de se inventar e re-inventar na vida. Todos os filmes que integram o ciclo são referências para debater o tema, buscando proporcionar o encontro do público da cidade com personagens que se destacaram, no cinema ou na vida real, por uma postura transgressora, que questiona o senso comum e as normas sociais.
         O Tela da Vila é uma iniciativa do Núcleo de Comunicação da AlmA em parceria com o cineclube Ahoramágica, e integra as ações do Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura.


Programação

17/04 – “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (2001), de Jean-Pierre Jeunet.
24/04 – “Os Andarilhos” (2007), de Cao Guimarães. 
01/05 – “O carroceiro” (1966) de Ousmane Sémbene + vídeos sobre o Profeta Gentileza.
08/05 – “O Grande Êxtase do Escultor Steiner” (1974) de Werner Herzog + vídeos sobre Arthur Bispo do Rosário.


SERVIÇO

Tela da Vila e Ahoramágica - Ciclo “Singularidades Históricas”

De 17/04 a 08/05 – todo domingo, às 17h – entrada gratuita

Local: Vila Cultural AlmA Brasil (R. Mar Del Plata, 93 – Vila Brasil)

Informações: (43) 3326-2672 / falecomalma@sercomtel.com.br